quarta-feira, 12 de junho de 2013

CsF - Da inscrição à viagem!

Hallo!

Tudo bem pessoal? Resolvi fazer esse post buscando analisar um pouco todo o processo do Ciência sem Fronteiras, o programa do Governo que vai me financiar no exterior.

O Começo




Tudo se iniciou quando no segundo semestre do ano passado, meu pai me falou do programa em casa, sob recomendação de um colega de trabalho. Antes eu jamais havia pensado em um intercâmbio desse tipo, devido a magnitude, e logo os valores altos. Porém o CsF financia integralmente a minha estadia lá, então, a oportunidade é de Ouro.

Alemanha

O edital que eu li com meu pai, a experiência pela participação do meu amigo Danilo (Parmalat) no programa durante o último ano, e o fato da Alemanha ser O país para minha área de atuação (Controle e Automação) foram os principais elementos motivadores para eu escolher a Alemanha como país de destino.

Muito se fala da língua. Quando eu falo que estou indo pra Alemanha, o primeiro comentário é:

-Meu Deus, que legal. Mas a língua é muito difícil né?



Aqui cabe colocar algumas coisas sobre o idioma Alemão:

1) Alemão permite que existam substantivos gigantes, isso é uma verdade. Contudo, esses substantivos são aglutinações de outros substantivos que formam a palavra. Ex.: Kühlschrank (Geladeira) = Kühl (Frio)+.Schrank(Armário)

2) O verbo "ser" em alemão também serve para "estar" (Igual no inglês).

3)O mais difícil do Alemão são as tais declinações. O resto é só vocabular, é a mesma dificuldade de qualquer língua. Por enquanto, estou me preocupando em aprender um alemão mais rudimentar, para sobrevivência, deixando o ensino formal para o curso lá mesmo.

4)Com suas devidas particularidades (tirando a parte da declinação) o Alemão é uma língua com a estruturação bem clara, onde você identifica de forma relativamente tranquila as classes de palavras.

Processos, papelada e afins!

Não foi muito difícil me inscrever para o CsF. Para a inscrição rumo a terras germânicas, foi preciso fazer apenas meu cadastro no site do programa e na UFMG. A prova de idiomas foi realizada gratuitamente aqui na faculdade, sendo assim o que me deu mais trabalho até agora foi apenas retirar o passaporte.

Cabe ressaltar uma grande diferença entre a eficiência dos órgãos governamentais Alemães e Brasileiros. A CAPES parece estar lidando com um programa maior que sua estrutura comporta, pois qualquer dúvida que você tem demora dias para ser respondida, e quando te responde, você percebe uma resposta padrão, independente do que você perguntou.
Nos órgãos Alemães, é tudo rápido, todas as respostas são mais claras possíveis, tudo acontece dentro do prazo. Exemplo de organização e eficiência!

A viagem: Quase tudo pronto!


Tá quase tudo pronto pra partida dia 03/08. No checklist já tenho:

-Documentos (Os de viagem estão prontos, faltam alguns pra chegar);
-Bugigangas úteis (Obrigado a minha tia que me deu várias coisas úteis!);
-Livros de Alemão (Dicionário, livros básicos de aprendizado que eu tenho);
-Eu!

Ainda falta comprar uma mala boa, umas roupas novas, a Passagem (Paga logo CAPES, porque os preços estão aumentando e as vagas em voos bons acabando!) e mais algum outro detalhe que eu possa ter esquecido.

Enquanto isso, vamos aguardando... em breve posto mais coisa legal aqui!

Danke Schön!
Tschüss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário