sábado, 20 de julho de 2013

(2 semanas para a Viagem) checklist, dicas, dicas e mais dicas...

Hallo!

Demorei mas voltei, o final de semestre me prendeu, mas estou de volta ao blog. Hoje, dia 20/07 faltam exatamente duas semanas para minha partida. Agora estou em uma fase em que aparecem cerca de 55.370 dicas de todas as pessoas que te conhecem. Gente que foi pra Europa, gente que já saiu do Brasil, e gente que está acompanhando minha jornada, e quer de qualquer forma ajudar.

Já me deparei com preconceitos básicos. Alguns já me disseram: "ah, mas o povo lá é muito frio", ou mesmo "Cuidado que lá tem essas coisas de Skinhead e Nazismo, não vai em show de rock não...". Também me deparei com aquela velha história de "Lá na Europa, para todo lugar se vai de trem. É só pegar um trem que você chega sei lá onde..."

Esse post vem um pouco para trazer o que eu já sei, o que eu mesmo estou levando de preconceito e ideias formadas. Além disso eu vou reunir um pouco das dicas e da minha própria checklist, baseada em grupos no facebook, listas de objetos que a gente vê na internet e afins.

Checklist


Para começar a seção checklist, estou enviando um site muito interessante para azer uma prévia da sua listinha:


Esse site personaliza sua lista conforme a sua viagem, gera uma lista básica, permite que você adicione/remova itens da lista, exporta pra PDF, como texto ou de outra forma que eu ainda não usei. Enfim, o checklist inicial ficou assim (Só gerei sem tirar nem colocar nada):

Acessórios
 |_| Cabos USB compatíveis com os eletrônicos selecionados
 |_| Capa de chuva
 |_| Carregador para celular
 |_| Carregador para mp3 player/iPod
 |_| Carregador para notebook ou tablet
 |_| Mouse e teclado sem fio
 |_| Óculos
 |_| Óculos de sol
 |_| Pochete

Beleza
 |_| Aparelho/lâmina para barbear
 |_| Bronzeador
 |_| Creme/loção para barbear
 |_| Gel
 |_| Pente/escova
 |_| Perfume/colônia

Calçados
 |_| Chinelos
 |_| Meias
 |_| Sandálias
 |_| Sapatos
 |_| Tênis

Dinheiro
 |_| Cartões de crédito
 |_| Dinheiro
 |_| Talão de cheque

Diversão
 |_| Baralho

Documentos
 |_| Cartão do plano de saúde
 |_| Carteira de identidade
 |_| Carteira de motorista
 |_| Dicionário
 |_| Notas fiscais dos bens (ou outra forma de comprovação de posse) que estão sendo levados do Brasil
 |_| Passaporte
 |_| Visto

Eletrônicos
 |_| Mp3 player/iPod
 |_| Notebook e/ou tablet
 |_| Telefone celular

Equipamentos
 |_| Lanterna
 |_| Mochila de 30, 35 ou 40 litros

Essencial
 |_| Seguro viagem (obrigatório)

Higiene
 |_| Condicionador
 |_| Cotonete
 |_| Creme dental
 |_| Desinfetante bucal
 |_| Desodorante
 |_| Escova de dente
 |_| Fio dental
 |_| Sabonete
 |_| Xampu

Passatempos
 |_| Livros

Planejamento
 |_| Preparar mapas
 |_| Verificar a tributação dos itens que pretende adquirir no exterior
 |_| Verificar o fuso-horário da região de destino
 |_| Verificar se o país destindo de sua viagem exige dos viajantes o Certificado Internacional de Vacinação ou a profilaxia contra a febre amarela

Roupas
 |_| Bermudas
 |_| Cachecóis
 |_| Calças sociais
 |_| Camisas sociais
 |_| Casaco
 |_| Cintos
 |_| Cuecas
 |_| Gorros
 |_| Gravatas
 |_| Jaquetas
 |_| Luvas
 |_| Moletom
 |_| Pijama
 |_| Roupas de praia
 |_| Roupas esportivas
 |_| Shorts
 |_| Suéter
 |_| Sunga
 |_| Ternos

Saúde
 |_| Creme/pomada antiqueimadura
 |_| Filtro solar
 |_| Protetor labial

Segurança
 |_| Cadeado de bagagem

Utilitários
 |_| Caixa térmica

Além disso tem os itens que o representante da escola de línguas solicitou, que seriam uma toalha e roupas de banho.
Para o checklist também é importante observar o guia para bolsistas no exterior disponibilizado pela CAPES. 

Dicas

Recebi inúmeras dicas. Algumas delas só irei lembrar na hora que eu realmente precisar, pois são bem específicas. Vou tentar ser o mais abrangente possível, e lembrar do máximo possível.


  1. Abra seu coração e sua mente. Não há experiencia nova que não dê medo. Não há como evitar aquele princípio de infarto quando você se percebe em um ambiente totalmente estranho, que pareça inclusive hostil. Coragem, não desanime, não fique deprimido, tenha bastante calma para enfrentar cada desafio (Dica da Luciana, colega de trabalho do meu pai).
  2. Alemães, em geral, adoram brasileiros. Essa dica importante veio do meu professor Frank Sill, que é alemão, em uma conversa que tive com ele. Essa dica ajuda a quebrar preconceitos como xenofobia, aversão a latinos e etc.
  3. Para ir a outros países mais distantes, viaje de avião. Voos dentro da europa são relativamente baratos. Muitas vezes mesmo eles compensam muito mais do que pagar trens e mais trens.
  4. Arrume uma galera pra se exercitar. Essa dica veio de Luisinho. Ele me disse que quando esteve na Europa, achou o povo lá bastante animado. Vale a pena seguir o ânimo deles para cuidar do corpo.
  5. Roupas de inverno devem ser compradas na Europa. Dica vinda de várias pessoas. O que me falaram é que as roupas aqui são caras e inadequadas para o frio de lá.
  6. Se possível, não pegue conexões em Madri. Pelo que sei, é o posto de imigração mais chato da Europa.
Essas são as dicas iniciais para quem está chegando na Europa. Espero que tenham ajudado. Posso ir completando esse post. Agora que o semestre acabou eu fico cada vez mais no clima da viagem.

Agradeço a atenção. A próxima postagem deve ser na Alemanha.
Auf Wiedersehen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário