segunda-feira, 17 de junho de 2013

Neu-Isenburg, Carta de concessão e outras bobagens!

Hallo!


Chegou enfim a carta de concessão da CAPES que eu tava tanto esperando: Carta de concessão! Essa carta trouxe algumas informações importantes conhecidas. Falou da grana do CsF (foi o esperado) contudo, veio apenas para o período do Curso de Alemão, ou seja, alguém vai ter que ficar com uma procuração e afastar pra mim no final do ano. A parte boa foi a confirmação da grana extra por ficar em cidade de alto custo (mais grana pra nós!).

Dedico esse post pra falar um pouco do local onde fica minha moradia, e mais outras bobagens que vierem à minha cabeça. Minha moradia vai ser em uma cidade/bairro na região metropolitana de Frankfurt que se chama Neu-Isenburg.

Neu-Isenburg

Neu-Isenburg é uma pequena cidade da região metropolitana de Frankfurt, onde vai se localizar a minha moradia. Essa cidadela fica no coração da região Reno-Meno, que fica próxima aos rios dessa região. Bem localizada, fica próxima ao principal aeroporto de Frankfurt (Rhein-Main), próxima ao estádio do Eintracht Frankfut (Commerzbank Arena), também próxima ao centro de Frankfurt, e a outras cidadelas da região metropolitana.


Seção curiosidades:
Neu-Isenburg tem cerca de 35.000 habitantes, e possui uma imensa área verde! Foi fundada em 1699, e nessa época era habitada por Huguenotes (Calvinistas Franceses). Mais a frente, foi construído o primeiro cinema Drive-In da Europa, na década de 60. Há na cidade uma casa famosa que abrigou diversas mulheres judias durante o Holocausto Nazista. Hoje, faz parte do sistema de trem urbano superficial Rhein-Main.


Não preciso nem falar do grande parque na frente de onde irei morar, pois já falei disso no primeiro Post. Além disso, existe um grande Shopping Center chamado Neu-Isenburg Zentrum, onde posso encontrar as mais diversas variedades de lojas. Há grandes lojas de departamentos (tem uma C&A lá inclusive) e lojas esportivas com preços muito bons (é absurda a diferença de preço de sapatos e tênis). Há também lojas de roupas mais caras, bugigangas para casa (cafeteiras, móveis, eletros, panelas). Fora isso não há muito o que falar. por dentro, todos os Shoppings são iguais.


Outras Bobagens...

Nessas horas passam um milhão de coisas na nossa cabeça. Futebolzinho no campo lá na frente, metrô regional com estação do lado de casa, coisas que terei que comprar... Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas!
A parte boa é que todas essas dúvidas são sobre coisas boas, praticamente não tem coisas ruins pra pensar, a menos da saudade dessa galera toda que fica aqui no Brasil!



Dia 03/08 ta chegando! Fiquemos na torcida!
Em breve postarei de novo,
Tschüss! Auf Wiedersehen!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

CsF - Da inscrição à viagem!

Hallo!

Tudo bem pessoal? Resolvi fazer esse post buscando analisar um pouco todo o processo do Ciência sem Fronteiras, o programa do Governo que vai me financiar no exterior.

O Começo




Tudo se iniciou quando no segundo semestre do ano passado, meu pai me falou do programa em casa, sob recomendação de um colega de trabalho. Antes eu jamais havia pensado em um intercâmbio desse tipo, devido a magnitude, e logo os valores altos. Porém o CsF financia integralmente a minha estadia lá, então, a oportunidade é de Ouro.

Alemanha

O edital que eu li com meu pai, a experiência pela participação do meu amigo Danilo (Parmalat) no programa durante o último ano, e o fato da Alemanha ser O país para minha área de atuação (Controle e Automação) foram os principais elementos motivadores para eu escolher a Alemanha como país de destino.

Muito se fala da língua. Quando eu falo que estou indo pra Alemanha, o primeiro comentário é:

-Meu Deus, que legal. Mas a língua é muito difícil né?



Aqui cabe colocar algumas coisas sobre o idioma Alemão:

1) Alemão permite que existam substantivos gigantes, isso é uma verdade. Contudo, esses substantivos são aglutinações de outros substantivos que formam a palavra. Ex.: Kühlschrank (Geladeira) = Kühl (Frio)+.Schrank(Armário)

2) O verbo "ser" em alemão também serve para "estar" (Igual no inglês).

3)O mais difícil do Alemão são as tais declinações. O resto é só vocabular, é a mesma dificuldade de qualquer língua. Por enquanto, estou me preocupando em aprender um alemão mais rudimentar, para sobrevivência, deixando o ensino formal para o curso lá mesmo.

4)Com suas devidas particularidades (tirando a parte da declinação) o Alemão é uma língua com a estruturação bem clara, onde você identifica de forma relativamente tranquila as classes de palavras.

Processos, papelada e afins!

Não foi muito difícil me inscrever para o CsF. Para a inscrição rumo a terras germânicas, foi preciso fazer apenas meu cadastro no site do programa e na UFMG. A prova de idiomas foi realizada gratuitamente aqui na faculdade, sendo assim o que me deu mais trabalho até agora foi apenas retirar o passaporte.

Cabe ressaltar uma grande diferença entre a eficiência dos órgãos governamentais Alemães e Brasileiros. A CAPES parece estar lidando com um programa maior que sua estrutura comporta, pois qualquer dúvida que você tem demora dias para ser respondida, e quando te responde, você percebe uma resposta padrão, independente do que você perguntou.
Nos órgãos Alemães, é tudo rápido, todas as respostas são mais claras possíveis, tudo acontece dentro do prazo. Exemplo de organização e eficiência!

A viagem: Quase tudo pronto!


Tá quase tudo pronto pra partida dia 03/08. No checklist já tenho:

-Documentos (Os de viagem estão prontos, faltam alguns pra chegar);
-Bugigangas úteis (Obrigado a minha tia que me deu várias coisas úteis!);
-Livros de Alemão (Dicionário, livros básicos de aprendizado que eu tenho);
-Eu!

Ainda falta comprar uma mala boa, umas roupas novas, a Passagem (Paga logo CAPES, porque os preços estão aumentando e as vagas em voos bons acabando!) e mais algum outro detalhe que eu possa ter esquecido.

Enquanto isso, vamos aguardando... em breve posto mais coisa legal aqui!

Danke Schön!
Tschüss!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Frankfurt am Main

Hallo! Saiu enfim!

Eis que hoje o instituto DID - deutsch institut mandou as informações sobre a cidade em que eu irei ficar: Frankfurt! Como eu disse na última atualização desse blog, era meu desejo ir pra Frankfurt, porque no meu modo de ver era a cidade mais bem localizada das opções que o DID apresentou. Que alegria quando para minha surpresa e tão sonhado e-mail do instituto chegou. Aliás que e-mail, o DID deus um milhão de informações importantes no e-mail, mostrando um verdadeiro show de organização.


A Cidade

Pesquisa rápida para curiosos como eu (texto próprio adaptado):

Fontes: Wikipedia, http://www.frankfurt.de/, maps.google.com, 

Frankfurt am Main (no Meno) é uma cidade construída às margens do rio Meno, tem cerca de 700.000 habitantes, localizada na parte Central-Oeste da Alemanha. Ela é a quinta maior cidade da Alemanha e o principal centro econômico da Europa continental, sendo o segundo maior de todo continente (atrás apenas de Londres). Apesar de ser uma cidade grande, segue o modelo Alemão, portanto é uma cidade extremamente pacífica. Além disso é uma das cidades mais internacionais do Mundo.

A infra-estrutura da cidade é incrível. Tem uma super-estação central de metrô/trem urbano, muitos teatros, centros de convenções, tem a sede da Federação Alemã de Futebol, um time na série A e um na série B, Além de vários campos de futebol espalhados por parques pela cidade (vi no Google Maps, só perto do meu endereço tem uns 4!). É a cidade natal do Goethe e da Anne Frank e uma das sedes da Biblioteca Nacional da Alemanha.

Vizinhança e Proximidades

A vizinhança que eu vou morar é meio afastada do centro mas tem um pouquinho de tudo que precisa lá. Na frente do meu prédio tem um parque chamado Sportpark neu-isenburg Alicestraße. Não sei como funciona ainda mas espero que seja de uso livre, porque tem vários campos de futebol lá (Pelada Garantida!)


Além disso, tem dois supermercados (que parecem da mesma empresa), uma Biblioteca, umas 8 a 10 quadras de tênis, piscinas, quadras e restaurantes, isso na primeira olhada rápida! Tem muita coisa boa nesse lugar!


É isso moçada próximo post provavelmente será sobre a preparação para a viagem, onde devo analisar desde a inscrição despretensiosa no programa até as últimas preparações. Espero todos que estão acompanhando meu blog lá!
Danke Schön!
Tschüss! Auf Wiedersehen!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Willkommen

Hallo!

Bem vindo ao meu blog! Fiz esse blog para família e amigos poderem acompanhar toda minha trajetória partindo do Brasil, e indo diretamente ao país do Chucrute(?), Pretzel, BMW, Loiras, Torta Alemã, etc. Tantas dúvidas, tantas certezas e incertezas, paradigmas, conselhos e palavras de apoio e precaução vindas de todo lugar.

Na última quarta (29/05) recebi do DAAD, que é o instituto parceiro da Alemanha no Brasil, o nome do instituto que eu vou estudar. O DID deutsch institut é uma escola de idioma com sede em 4 cidades: Berlin, München (Munique), Frankfurt e Hamburg (Hamburgo). Qualquer uma dessas cidades me atende bem, mas a princípio eu gostaria que fosse Frankfurt, pois é na "meiuca" da Alemanha, e também da Europa. O resultado sai depois de amanhã (quarta). Mal posso esperar!

Agradecimentos

Vou começar meu texto agradecendo ao Pai Celestial por essa oportunidade ímpar e incrível de ir a um país europeu. Sem a luz dele que ilumina meus passos, seria impossível acertar cada detalhe até chegar aqui. Em segundo lugar quero agradecer meus pais: Mãe, você foi e ainda é um poço que alimenta a tranquilidade da minha alma. Pai, por trás da sua severidade sei que guarda uma grande esperança de que eu consiga dar certo em tudo. Agradecer a meus irmãos: Pri, seu misto de alegria, loucura e sei lá qual nome dessa sua teimosia é contagiante. João, meu grande amigo, vou com coração apertado! Espero chegar aqui pra comemorar sua aprovação com lovor em todos os vestibulares! Agradecer a todos mais que me deram todo apoio e torcida! Meu coração vibrou, e mandou as energias positivas de volta a todos vocês, Danke, Freunde und Familie!







Expectativas

O que dizer de todas essas expectativas que a gente cria? Inevitável é não ficar quase o dia inteiro pensando nisso. Datas, procedimentos na faculdade, documentação, viagens, passagem, Dilma card, banco... tantas coisas a pensar! E ainda tem que pensar em terminar o semestre bem, para chegar lá ainda mais tranquilo!

Entre conversas com meu professor alemão Frank Sill e com Tia Cláudia, pesquisas na internet, derrubei alguns paradigmas, e criei outros, então, à medida que eu for atualizando esse Blog irei comentar isso tudo com vocês!

Quem estiver disposto a ouvir (ler) minha amolação, está convidado a fazer parte das minhas publicações!

Danke Schön!
Tschüss! =)